O que é o Google Search Console Insights? Uma nova ferramenta para SEO

 

O que é o Google Search Console Insights? Uma nova ferramenta para SEO

O que é o Google Search Console Insights? Uma nova ferramenta para SEO

Como se o Search Console já não fosse incrível o suficiente, o Google tem outra maneira de melhorar seu SEO e marketing de conteúdo.

Chama-se Google Search Console Insights.

E isso o ajudará a entender melhor como as pessoas descobrem o conteúdo do seu site e o que mais ressoa com elas.

Hoje vamos compartilhar tudo o que você precisa saber (e por que você precisa saber) sobre a ferramenta Google Insights. Aqui está o que abordaremos:

  • O que é o Search Console Insights?
  • Como acessar os insights do Search Console
  • Passo a passo do Search Console Insights
  • É melhor que o Google Analytics e o Search Console?
  • Como o Search Console Insights beneficia o SEO e o marketing de conteúdo

O GSC Insights foi projetado para atualizar suas análises orgânicas. O que é uma ótima notícia para os profissionais de marketing digital. Porque se há uma coisa que os profissionais de marketing digital adoram são dados doces e abundantes.

O que é o Search Console Insights?

O Search Console Insights é um método alternativo e aprimorado para visualizar os dados orgânicos do seu site. A plataforma é especificamente adaptada para criadores e editores de conteúdo.

O Google descreve o Search Console Insights como “ uma maneira de fornecer aos criadores de conteúdo os dados de que precisam para tomar decisões informadas e melhorar seu conteúdo”.

Mais especificamente, o Insights extrai dados do Search Console e do Google Analytics em um único relatório. Este instantâneo exibe tendências, desempenho e atividade do usuário em relação às suas páginas.

Aqui está uma olhada na interface:
O Search Console Insights é um método alternativo e aprimorado para visualizar os dados orgânicos do seu site.


A interface do Insights facilita a obtenção de informações pertinentes sobre o desempenho e as tendências dessas peças. Considere uma versão mais amigável dos dados que você teria que compilar e criar gráficos a partir do Analytics e do GSC regular para visualizar.

O objetivo é que você gaste menos tempo decifrando números e mais tempo matando-os na busca orgânica.

Como acessar o Search Console Insights

É muito fácil começar a usar o Google Search Console Insights. Existem várias maneiras de configurá-lo.
  1. Visite esta página
  2. Selecione Search Console Insights na parte superior da tela de visão geral do Search Console
  3. No iOS Google App , selecione Search Console Insights no menu da conta.
Abaixo é mostrado onde você acessa o Insights no Google Search Console. Qualquer propriedade exibida na barra lateral direita é aquela sobre a qual o Insights relatará.

O que é o Google Search Console Insights? Uma nova ferramenta para SEO

Aqui é onde você acessa o Insights no iOS Google App. Para acessar o menu suspenso do menu da conta, toque na sua foto de perfil circular.

Google Search Console Insights mobile

A partir daí, você será levado à tela de visão geral do Google Insights.

É possível que seus Insights não mostrem todos os dados que poderiam. Se for esse o caso, na parte inferior da tela de visão geral, você verá esta mensagem:

O que é o Google Search Console Insights? Uma nova ferramenta para SEO

O motivo dessa mensagem de dados ausentes é provavelmente porque você não vinculou sua propriedade do Google Search Console à sua propriedade do Google Analytics. (Se você não usa o Google Analytics, ainda pode acessar o Insights. No entanto, seu fluxo de dados será limitado.)

Para obter a experiência completa do Google Insights, você precisa associar (também conhecido como link) suas duas contas.

Para criar uma associação é necessário:
  1. Visite a página de configurações de associação do Google Search Console
  2. Aperte o botão “Associar”
  3. Selecione a propriedade relevante do Google Analytics
search console insights associar propiedade

Lembre-se de definir a propriedade correta na barra lateral.

Se você não conseguir clicar no botão "Associar" ou não vir a conta correta do Google Analytics depois de fazer isso, provavelmente você não tem permissão para acessar essa conta do GA.

Depois de configurar uma associação com êxito, sua conta do Google Analytics deve ser listada em "Serviços associados". Assim:

search console insights associações GA

Até o momento, o Search Console Insights oferece suporte apenas a contas do Google Analytics configuradas como propriedades do Universal Analytics (cujo ID começa com "UA-"). Portanto, se você estiver usando o Google Analytics 4 , isso também pode ser um motivo para você não estar vendo todos os dados.

Mas mesmo que você não use o Google Analytics, ainda poderá usar o Search Console Insights. Mas há uma enorme diferença entre acesso total e acesso limitado no Insights.

Aqui estão os dados que você obtém sem configurar um link associado à esquerda (1) e os dados que você obtém após configurar a associação (2):

O que é o Google Search Console Insights? Uma nova ferramenta para SEO

O que o Search Console Insights oferece?

O Google Search Console Insights procura ajudá-lo a responder às seguintes perguntas:
  • Quais são seus conteúdos com melhor desempenho e quais são tendências?
  • Como as pessoas descobrem seu conteúdo na web?
  • O que as pessoas pesquisam no Google antes de visitar seu conteúdo?
  • Qual artigo direciona os usuários ao seu site e conteúdo?
Para encontrar as respostas para essas perguntas, o Insights organiza os dados em duas categorias:
  1. Visão geral do site
  2. Como as pessoas encontram você
Vamos percorrer cada uma das seções encontradas nessas categorias.

Passo a passo do Search Console Insights

O painel do Search Console Insights é muito fácil de usar. Ele apresenta dados de uma maneira direta e fácil de entender que permite encontrar dados importantes sem gastar tempo filtrando ou ter que ter um grau avançado em análise de SEO.
O painel principal mostra dados relacionados a todo o seu site. Para dados específicos de cada página, você pode selecionar qualquer uma das páginas que aparecem nas seções “Conteúdo Recente” e “Conteúdo Mais Popular”.

Aqui estão cada uma das seções fornecidas pelo Search Console Insights:

Visualizações de página

O relatório começa com uma “Visão geral” do seu site, destacando as páginas de alto desempenho.

A primeira seção representa graficamente as visualizações da sua página nos últimos 28 dias e mostra o tempo médio gasto na página nesse período.

O relatório começa com uma “Visão geral” do seu site, destacando as páginas de alto desempenho.

As porcentagens sob cada total destacam a mudança no valor do primeiro dia em relação ao último. Ao selecionar qualquer ponto no gráfico, você pode ver a contagem de visualizações de página para uma data específica.

Novos conteúdos

A próxima seção mostra o conteúdo que você criou nos últimos 28 dias.

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Se você não publicou nenhuma página ou conteúdo novo nesse período, esta seção ficará em branco.

Conteúdo mais popular

A seção final na categoria "Visão geral" mostra o conteúdo mais popular do seu site.

Aqui você encontrará as 15 páginas mais populares do seu site nos últimos 28 dias. Eles são classificados em ordem por visualizações de página (mostrado ao lado do ícone de olho).

Aqui você encontrará as 15 páginas mais populares do seu site nos últimos 28 dias

Esta seção também exibe o tempo médio gasto em cada página, bem como uma visualização das principais consultas de pesquisa que direcionam as pessoas para essa página a partir da página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google (SERP).

Se você selecionar um item, será levado a uma nova tela com informações detalhadas específicas dessa página relacionadas às seções encontradas em "Como as pessoas encontram você".

Principais canais de tráfego

Após a categoria “Visão geral”, vem a categoria “Como as pessoas encontram você”. Sua primeira seção mostra os principais canais de tráfego do seu site.
search console insights associações GA principais canais de trafego

Existem três canais possíveis fornecidos:
  • Pesquisa Orgânica – tráfego de qualquer mecanismo de pesquisa como Google ou Bing
  • Direto – tráfego de cliques em links diferentes daqueles encontrados em mecanismos de pesquisa, mídias sociais ou outros sites. Isso pode incluir favoritos do navegador ou links enviados a alguém por e-mail.
  • Referência – tráfego de pessoas clicando em links encontrados em outros sites

Principais canais de tráfego

A próxima seção mostra as 50 principais consultas de pesquisa (também conhecidas como palavras-chave) que levam as pessoas ao seu site a partir do mecanismo de pesquisa do Google. Eles são classificados em ordem pelo número de vezes que foram clicados em uma SERP do Google.

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Em cada consulta, é fornecida a posição de classificação média desse termo.

Por padrão, esta lista mostra as “Consultas mais pesquisadas”. Se você alternar a lista suspensa, poderá alternar para as "Consultas mais populares". Esta lista mostra quais consultas de pesquisa mais cresceram em cliques nos 28 dias atuais em relação aos anteriores.

Referências de links

Aqui vemos um detalhamento das referências de links para o seu site. A lista padrão mostra os “Principais links de referência” de outros sites para o seu, incluindo quantas visualizações de página o link gerou e a qual página ele vinculou.
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Ao selecionar a lista suspensa, você pode alternar para uma lista dos “Links de referência mais recentes” nos últimos 28 dias.

Mídia social

A seção final do relatório Insights detalha como as pessoas chegam ao nosso site a partir das mídias sociais. Especificamente, ele classifica as plataformas de mídia social de acordo com as visualizações de página que elas geraram.

relatório Insights detalha como as pessoas chegam ao nosso site a partir das mídias sociais



Se a qualquer momento você precisar de ajuda para decifrar o significado de qualquer um dos dados dessas seções ou como usá-lo para melhorar o desempenho, basta tocar no limite de graduação no canto superior direito de cada seção.

No momento da redação, essas eram todas as seções fornecidas pelo Google Search Console Insights. No entanto, não se surpreenda se esse painel crescer e adicionar mais dados com o passar do tempo.

Insights do Search Console vs Google Analytics vs Search Console

O Search Console Insight é uma extensão amigável de outras ferramentas de análise orgânica do Google, compilando um conjunto de dados específico delas.

Em resumo, aqui está o que cada ferramenta oferece:
  • Google Analytics – rastreia seu site, conteúdo, mídia social e atividade de aplicativos em um nível granular, além de medir o ROI de publicidade
  • Google Search Console – mede o tráfego orgânico, identifica problemas de desempenho e ajuda a melhorar o SEO
  • Google Search Console Insights – identifica como as pessoas descobrem seu conteúdo e o conteúdo de melhor desempenho do seu site
O Google Analytics e o Search Console regular fornecem dados muito mais valiosos do que o Insights. Portanto, de forma alguma você deve tratar o Search Console Insights como substituto para qualquer um deles. Nem você deve confiar nele como seu único meio de análise orgânica.

O Insights brilha na sua simplicidade e especificidade.

O Google Insights é melhor usado por editores e criadores de conteúdo (como blogueiros) para identificar o que mais ressoa com seu público e como esse público está interagindo com seu conteúdo. É uma ferramenta para atualizar e criar conteúdo de alto desempenho que gera maiores volumes de tráfego para seu site.

Mas os criadores de conteúdo não são os únicos que podem se beneficiar desses dados.

Como o Search Console Insights beneficia o SEO e o marketing de conteúdo

O espaço digital está repleto de oportunidades. Demais oportunidades. Perseguir todas as oportunidades que surgem do seu jeito pode facilmente deixar seu negócio (e orçamento) fora de controle. Para não mencionar espalhar seus recursos finamente.

Um dos maiores desafios que os profissionais de marketing digital enfrentam é restringir o escopo de seus esforços às estratégias e conteúdos mais eficazes. Identificar esse conteúdo nem sempre é fácil. Felizmente, o Search Console Insights fornece uma grande ajuda.

Uma de suas melhores características é destacar páginas de alto desempenho.

Search Console Insights fornece uma grande ajuda.  Uma de suas melhores características é destacar páginas de alto desempenho.

Aqui o Google está nos dizendo que as pessoas gastam muito mais tempo neste post do que em outros. Essa é outra maneira de dizer que tem uma baixa taxa de rejeição.

Isso se mantém quando comparamos os números.

Este post tem uma duração média de página superior a 6 minutos. A média do site é de 1 minuto e 30 segundos. Comparativamente, esta página está fazendo algo certo que queremos imitar. A conclusão aqui é que devemos criar mais conteúdo como este post.

No geral, essa é uma maneira muito rápida e fácil para um criador de conteúdo e gerente de SEO identificar novas maneiras de direcionar mais tráfego para o site.

Na verdade, cada seção do relatório Search Console Insights oferece benefícios semelhantes. Aqui estão alguns exemplos:
  • Novo conteúdo e popular – descubra quais peças estão com bom desempenho e quais não estão, para que você possa duplicar com conteúdo semelhante a de alto desempenho e se afastar de tópicos com desempenho ruim
  •  Referências de links – identifique outros sites que geram grandes volumes de visualizações de página para o seu site. Eles são alvos ideais para backlinking. Entre em contato com eles e compartilhe outras oportunidades de vinculação.
  • Mídia Social – identifique quais plataformas de mídia social estão gerando o maior volume de visualizações de página. Ajuste sua estratégia para criar mais conteúdo orgânico para os de melhor desempenho e menos para os de baixo desempenho.
Palavras-chave. Backlinking. Criação de conteúdo.

Esses são componentes fundamentais de SEO e marketing de conteúdo.

Com o Google Search Console Insights, você pode coletar dados perspicazes sobre seu público para tomar decisões mais informadas sobre suas estratégias de marketing digital.