[RESOLVIDO] Erro 404 do Gerenciador de tags do Google Tag Manager (gtm.js 404)

Erro 404 do Gerenciador de tags do Google Google Tag Manager

Erro 404 do Gerenciador de tags do Google Google Tag Manager (gtm.js 404)

Então, você adicionou um snippet do Gerenciador de tags do Google a um site (seguindo cuidadosamente as instruções). O Google diz que o snippet do Gerenciador de tags gera erros (gtm.js 404) e mantém o log de erros dele bagunçado. Bem, há uma solução simples para este problema.

Um erro no console Javascript que você está vendo deve ter esta aparência (substitua GTM-XXXXX pelo ID do contêiner do seu Gerenciador de tags do Google):

404 não encontrado para GET: GET http://www.googletagmanager.com/gtm.js?id=GTM-XXXXX

Ou talvez você esteja usando o Assistente de tags do Google e ele mostre o seguinte erro ao clicar no ID do contêiner do Gerenciador de tags do Google:

"O código de resposta https indica que a tag falhou ao disparar: status 404. isso pode ser devido a um contêiner vazio ou não publicado"

Ambos os erros são causados pelo mesmo problema.

 

A solução para o erro 404 do gtm.js

O problema está no próprio Google Tag Manager. Seu navegador está solicitando dados dos servidores do Google, embora esse contêiner ainda não tenha sido publicado, portanto, nenhum dado será retornado. A solução aqui é  publicar o contêiner do Gerenciador de tags do Google depois de criá-lo.

Sempre conclua as seguintes ações ao planejar o rastreamento do novo site com o GTM:

  • Crie um novo contêiner no GTM.
  • Publique-o (com as configurações padrão).
  • Instale o GTM em seu site de acordo com as instruções  (ou peça a um desenvolvedor para fazer isso).
  • Abra seu site em um navegador e verifique o Console Javascript (se você não estiver familiarizado com ele, aqui estão as  instruções curtas do Chrome , Firefox  e  Internet Explorer ).
  • Se não houver erro gtm.js 404 – vá em frente e comece a configurar suas tags de marketing.

Isso não é um grande problema, mas se você estiver rastreando erros de Javascript com ferramentas específicas (por exemplo, TrackJS), você verá esses erros 404 nos relatórios. Isso será algo indesejado (sim, eu sei que você pode usar filtros, mas simplesmente publicar um contêiner vazio não fará mal a ninguém, certo?).

 

Se a publicação não ajudou

Se a solução mencionada acima não ajudar, tente desabilitar o modo de visualização do GTM e habilite-o novamente. Na interface do GTM, clique no  link Sair do modo de visualização no banner de notificação laranja.


E, em seguida, clique no botão Visualizar mais uma vez.



Em seguida, atualize a página onde você viu o erro gtm.js 404 e veja se ele ainda persiste.

 

Conclusão

Toda vez que você configurar um novo contêiner do Google Tag Manager, publique-o  (mesmo que esteja totalmente vazio),  caso contrário, a resposta do Google retornará o erro 404 not found . Este não é um erro crítico, mas pode causar uma pequena confusão nos logs de erros dos desenvolvedores. Este é um erro comum de novato que é o número 2 na minha lista dos erros mais comuns do Gerenciador de tags do Google . Certifique-se de verificar a lista completa.

Se você tiver outras dúvidas relacionadas ao Gerenciador de tags do Google, sinta-se à vontade para postar um comentário ou entrar em contato comigo por meio de contas de mídia social. Além disso, considere assinar meu boletim informativo para obter dicas e guias mais relevantes do GTM ou do Google Analytics.