16 erros mais comuns do Gerenciador de tags do Google - Google Tag Manager

Eu cometi esses erros. Muitas vezes. É por isso que estou compartilhando uma lista dos erros mais comuns do Gerenciador de tags do Google que cometi o
16 erros mais comuns do Gerenciador de tags do Google - Google Tag Manager

Como resolver os erros mais comuns do Gerenciador de tags do Google - Google Tag Manager

Todos nós já passamos por isso: você abre o Gerenciador de tags do Google, configura tags, acionadores e variáveis corretamente (pelo menos você pensa assim), mas essa nova implementação não funciona. Você lê esse tutorial super incrível de 5 passos mais algumas vezes, mas não ajuda.

Você se sente preso, irritado e decide que chega de GTM por hoje. No dia seguinte, você abre o GTM, dá uma nova olhada e percebe que cometeu um erro estúpido e óbvio (que poderia ter sido corrigido em um piscar de olhos). Eu cometi esses erros. Muitas vezes. É por isso que estou compartilhando uma lista dos erros mais comuns do Gerenciador de tags do Google que cometi ou percebi que outros estão cometendo. Vamos torcer para que esta postagem no blog economize algum tempo e energia para você. Ah, e antes de começar esse tutorial, segue o meu blog para mais dicas. 😉

Índice

Aqui está a lista de erros comuns do Google Tag Manager que são abordados nesta postagem do blog:

 

ERRO #1 – Visualizando o contêiner errado do gerenciador de tags do Google

Esse erro é popular entre novatos e/ou multitarefas. O problema do “Modo de visualização e depuração do GTM não está funcionando” pode ser causado por uma distração e pela conta/contêiner errado do GTM.

Se você acompanha vários sites e/ou tem acesso a várias contas do Gerenciador de tags, pode estar usando o snippet de outra conta e/ou contêiner (por acidente, é claro). Verifique novamente se o ID da sua conta do GTM é o mesmo do snippet de Javascript que está dentro do código do site.



 

ERRO #2 – O contêiner não foi publicado

Então, você começou a trabalhar em um novo projeto, configurou todos os acionadores, variáveis, tags etc., mas obtém poucos dados (como se apenas seu navegador estivesse acessando o seu respectivo site, mas e todos os outros visitantes?). Isso provavelmente aconteceu porque você não publicou o contêiner.

Depois de fazer uma parte significativa das alterações em seu contêiner do GTM, TESTE e, em seguida, publique pressionando o botão Enviar no canto superior direito da interface do GTM  (mas complete todas as etapas que serão solicitadas).

Outra dica – logo após você (ou seu desenvolvedor) adicionar um snippet do GTM a um novo site, publique uma versão do contêiner vazio (com configurações padrão).

Se o snippet de um contêiner do GTM não publicado for colocado em um site, você receberá um erro 404 (GET http://www.googletagmanager.com/ gtm.js?id=GTM-XXXXXX) no console Javascript do navegador. Isso não é um grande problema, mas se seus desenvolvedores estiverem rastreando erros de Javascript com ferramentas específicas (por exemplo, TrackJS), eles verão esses erros 404 nos relatórios. Isso criará um ruído indesejado para eles (sim, eu sei que eles podem usar filtros, mas simplesmente publicar um contêiner vazio não fará mal a ninguém 🙂 ).

 

ERRO #3 – Usando a variável Data Layer antes que seu respectivo dataLayer.push ocorra

Aqui está outro erro comum. Você tem uma tag que é acionada no evento Container Loaded. A tag está usando uma variável da camada de dados, que acessa a chave page_category da camada de dados.

Assim, sempre que um evento page_view é acionado, você também envia a page_category para, digamos, Google Analytics 4.

Mas aqui está o problema. page_data dataLayer.push (que contém a page_category ) ocorre somente após o DOM Ready. Isso significa que em Container Loaded, page_category ainda não está disponível, portanto, você sempre enviará undefined com a tag GA4.

É importante entender isso. Você pode usar uma determinada variável da camada de dados somente depois que esses dados específicos estiverem disponíveis na camada de dados. Quais opções você tem neste caso?

  • Dispare uma tag nesse dataLayer.push específico que contém a page_category chave
  • Ou peça a um desenvolvedor para ativar esse código dataLayer.push antes que o snippet de contêiner do GTM seja carregado 

ERRO #4 – Não usando o console de visualização e depuração corretamente

Quando um evento é selecionado na coluna esquerda do console de visualização e depuração, a guia Tags mostrará as tags presentes durante esse evento. Elas são divididas em Tags que dispararam e Tags que não dispararam.

Este é o lugar onde você deve procurar a resposta para Por que esta tag não foi disparada? Uma tag será disparada somente se todas as condições de um gatilho único são atendidos. Um ícone de X vermelho indica quais condições não foram atendidas. Use-os como pistas e descubra como você pode corrigir o gatilho.

Peço desculpas pela captura de tela desatualizada do modo de visualização. Mas em minha defesa, isso não muda a essência aqui 🙂

Se você quiser saber mais sobre a depuração adequada no GTM, sinta-se à vontade para ler este guia .

 

ERRO #5 – Não usar outras ferramentas de depuração

depurador GA e Inspetor de camada de dados estão entre os ferramentas de depuração mais populares que você deve conhecer. Ambas são extensões gratuitas do Google Chrome que tornarão sua vida muito mais fácil.

O

Data Layer Inspector é como um canivete suíço que adiciona informações adicionais ao console do navegador, também permite injetar temporariamente o contêiner GTM em qualquer site, depurar outras ferramentas de análise ( incluindo configuração do lado do servidor), etc. Saiba mais aqui .

Quanto ao depurador GA, quando se trata de rastreamento de comércio eletrônico avançado, depurador GA é insubstituível para mim (junto com o depuração GTM/GA). Quando ativado, ele exibe todos os dados que são passados ​​para o Google Analytics, assim posso solucionar problemas muito mais rápido.

Na verdade, preparei uma lista abrangente de extensões e ferramentas do Chrome para o GTM. Dê uma veja esta lista aqui.

Além disso, várias dicas de depuração são explicadas aqui.

 

ERRO #6 – Não verificando relatórios em tempo real ou GA4 DebugView

Vi muitos iniciantes que não verificam seus relatórios em tempo real do GA ou o GA4 DebugView depois de implementar o rastreamento do Google Analytics via GTM. Eles tinham uma falsa percepção de que, uma vez que a tag do GA fosse disparada (de acordo com o console de visualização e depuração), a tarefa estava concluída.

Mas isso estava muito longe da verdade porque, em alguns casos, eles estavam enviando dados acidentalmente para a propriedade errada do Google Analytics. A verificação constante de relatórios em tempo real evita esse problema. E em outros casos, eles não estavam vendo dados (por causa da configuração incorreta do filtro no GA).


Se você estiver trabalhando com o Google Analytics 4, o DebugView é seu amigo. Se você quiser saber mais, dê uma olhada aqui.

Por fim, outras ferramentas que você deseja implementar (por exemplo, Facebook Pixel) também podem oferecer recursos de depuração em tempo real. Sempre use-os.

 

ERRO #7 – Não remover códigos de rastreamento codificados (completamente)

Se você decidiu migrar do Google Analytics embutido (ou alguma outra ferramenta) para uma implementação mais flexível por meio do Gerenciador de tags do Google, cuidado: o processo não será fácil. Este aviso não se aplica a sites pequenos com rastreamento básico – basta adicionar o snippet de contêiner do GTM, publicar a tag do Google Analytics (ou a tag de alguma outra ferramenta) e remover simultaneamente códigos de acompanhamento codificados de um site.

Mas se você estiver pensando em migrar um site maior com rastreamento mais complexo, muitas coisas podem dar errado. Meu e-book para iniciantes no Gerenciador de tags do Google aborda alguns pontos relacionados à migração .

O problema mais comum (pela minha experiência) foi não remover todos os eventos de rastreamento de link codificados que causavam a duplicação de dados. Alguns desses eventos codificados simplesmente foram perdidos pelo desenvolvedor.

 

ERRO #8 – Não usar a variável de configurações do GA no Universal Analytics

Se você já tentou usar o Gerenciador de tags do Google, provavelmente notou que, para cada tag do Universal Analytics, você precisa definir parâmetros/configurações individualmente, por exemplo, ID de acompanhamento, configurações de cookies, Acompanhamento de vários domínios parâmetros etc.

Nos velhos tempos, isso era super difícil de gerenciar. Você tinha que criar um monte de variáveis ​​constantes (ou outros tipos de) e definir manualmente em cada tag do GA.

Eventualmente, as coisas ficaram muito mais fáceis com a ajuda de uma Variável de configurações do Google Analytics . Este é um local central onde as configurações do GA são mantidas. Sempre que você quiser criar uma tag do Universal Analytics, basta reutilizar a mesma variável de configurações do GA que contém parâmetros como ID de acompanhamento etc.

Para saber mais, leia este guia.

 

ERRO #9 – Usando dataLayer = []; e colocando-o após o snippet do GTM

A camada de dados é um ingrediente fundamental para uma implementação bem-sucedida do Gerenciador de tags do Google. Uma camada de dados é uma matriz que contém todas as informações que você deseja passar para o Gerenciador de tags do Google. Alguns exemplos de quais dados podem ser passados ​​para dataLayer:</ p>

  • Plano de preços do usuário
  • País de registro do usuário etc.

O que você pode fazer com esses dados? Tudo o que você gosta!

Por exemplo, você pode passar o plano de preços do usuário como uma dimensão personalizada para o Google Analytics. No entanto, há um problema (e, se os desenvolvedores cometerem esse erro, todo o rastreamento de eventos do GTM será interrompido).

Se um desenvolvedor adicionar informações personalizadas à camada de dados como esta (quero dizer dataLayer = xxxxxx):

var dataLayer = [{
 'pricingPlan' : 'premium',
 'registrationCountry' : 'Lituânia'
}];

…e colocar esse snipper de código abaixo do código JavaScript do contêiner do Gerenciador de tags do Google, a camada de dados será quebrada.

Nenhum novo evento será visível no modo de visualização e depuração. Em outras palavras – as coisas vão dar errado.

Por isso, é importante que o snippet de dataLayer (como mostrado abaixo) seja colocado acima do snippet de contêiner do GTM (de acordo com a recomendação do Google):

<script>
 camada de dados = [{
 'pricingPlan': 'Premium',
 'registrationCountry': 'Reino Unido'
 }];
</script>
<!-- Gerenciador de tags do Google -->
...
<!-- Fim do Gerenciador de tags do Google -->

Até mesmo uma opção melhor (MUCH MUCH MELHOR) é comandar dataLayer com o método dataLayer.push. Se você precisar que algum dado específico seja passado para o dataLayer, peça ao desenvolvedor para usar o método dataLayer.push (veja o exemplo abaixo).

window.dataLayer = window.dataLayer || [];
dataLayer.push({
 'pricingPlan': 'Premium',
 'registrationCountry': 'Reino Unido'
});

Você está um pouco cansado? Se sim, marque esta postagem no blog sobre erros comuns do Gerenciador de tags do Google e volte mais tarde. Se não, vamos rolar!

 

ERRO #10 – Não monitorar o desempenho da página após adicionar códigos/tags adicionais ao GTM

Quando você começou a usar o Gerenciador de tags do Google, provavelmente viu declarações como “O Gerenciador de tags do Google otimiza a velocidade de carregamento da página”.

A realidade é — “depende”. Fiz vários testes e vi algumas melhorias quando você compara snippets de rastreamento codificados (adicionados diretamente ao site) com tags adicionadas ao GTM.

No entanto, cada código adicionado a um site afeta negativamente a velocidade de carregamento da página. Então, se você adicionar vários pixels diferentes, como Facebook Pixel, GA3, GA4, Reddit Pixel, Quora Pixel, Linkedin Insight Tag e várias outras coisas, o tempo de carregamento da sua página aumentará MUITO.

Então, depois de adicionar algumas novas tags, é uma boa prática dar uma olhada na velocidade da sua página. Na verdade, você deve executar vários testes antes de adicionar os códigos e compará-los com o que acontece depois de publicar suas alterações.

Publiquei um artigo sobre GTM vs Pagespeed, então dê uma olhada lá.

 

ERRO #11 – Erros de digitação (duh…)

Serei rápido aqui. Quando uma tag não for acionada, sempre verifique se há erros de digitação em:

  • Condições do gatilho. Se você estiver usando expressões regulares em suas condições, verifique novamente se precisa de regex padrão ou da opção ignorar maiúsculas.
  • Nomes de variáveis. Isso geralmente acontece com variáveis ​​de camada de dados para mim.

Além disso, lembre-se de que a maioria dos campos no GTM diferencia maiúsculas de minúsculas (ou talvez todos eles? Não tenho certeza). Isso significa que a letra S não é igual ao s.

 

ERRO #12 – Não cooperar com desenvolvedores

Muitos profissionais de marketing e analistas digitais começaram a usar o Gerenciador de tags do Google (provavelmente) porque acreditaram na promessa de que não precisariam mais depender de desenvolvedores. Nunca.

A realidade é exatamente o oposto. Embora o Gerenciador de tags do Google aumente muito a flexibilidade e a agilidade das equipes de marketing, os desenvolvedores ainda podem ser necessários. Especialmente, quando você precisa lidar com configurações ou projetos mais complexos.

A implementação de comércio eletrônico do Google Analytics é um bom exemplo. Se você estiver trabalhando em uma plataforma de e-commerce personalizada, precisará trabalhar com os desenvolvedores e pedir que eles enviem a transação/produto/checkout/etc. dados para a camada de dados.

Tentar implementar tudo sozinho (e extrair alguns dados do site) resultará em configurações frágeis que podem quebrar facilmente.

Outra coisa – peça a um desenvolvedor para revisar rapidamente o código JavaScript personalizado que você encontrou on-line e agora planeja implementar por meio da tag HTML personalizada. Já vi muitos casos em que as equipes de marketing adicionaram algum script desconhecido e interromperam temporariamente alguns recursos (ou todo o front-end) de um site.

O resultado final disso? A equipe de marketing perdeu o acesso para publicar as alterações do contêiner do GTM. As equipes e desenvolvedores de marketing/análise devem ser amigos, não inimigos.

 

ERRO #13 – Não usar Regex para reduzir o número de condições/gatilhos

O que acontece quando você deseja adicionar várias condições para disparar uma tag? Normalmente, as pessoas criam várias condições em um acionador ou atribuem vários acionadores à mesma tag.

Tecnicamente, isso funcionará, mas há uma maneira mais otimizada de fazer isso, expressões regulares (RegEx).

Em vez de ter, digamos, várias condições “contém”, você pode combinar dados diferentes com apenas uma expressão regular. Se você quiser ter várias condições conectadas a “OU”, terá que criar acionadores separados e atribuí-los à mesma tag ou usar apenas um acionador com uma expressão regular.

Aleksandrs Pasters explicou como você pode utilizar regex no GTM. Você deve definitivamente dar uma olhada. Além disso, uso constantemente o validador on-line Regex 101 para verificar se minhas expressões regulares estão configuradas corretamente.

Se você quiser saber mais sobre todas as opções possíveis sobre como criar “OU” condições no Gerenciador de tags do Google, leia este guia .

 

ERRO #14 – Publicando todas as alterações de uma vez

Quando você trabalha em vários novos recursos de rastreamento por uma semana e depois publica todos eles de uma vez, chamo isso de “big bang” implantação.

E isso não é uma coisa boa. Se algo der errado com sua versão de contêiner recém-publicada, você terá que reverter a versão inteira (incluindo as coisas que estavam funcionando).

A regra geral que sigo: trabalhe com porções menores. Se você implementar a funcionalidade de rastreamento X, publique-a. Então comece a trabalhar em outro. Nesse caso, se algo der errado com sua versão mais recente, seus lotes menores anteriores que você publicou ainda estarão ativos e funcionarão bem.

 

ERRO #15 – Formulários de rastreamento com acionador de clique

Esse erro é popular entre os iniciantes que tentaram e não conseguiram usar um gatilho de Envio de formulário embutido no GTM. O que eles não sabem é que o gatilho de envio de formulários é péssimo e não funciona com a maioria dos formulários online. Pelo menos é o que eu experimentei.

E o que os iniciantes fazem depois que o formulário de gatilho integrado não funciona? Aparentemente, eles escolhem um gatilho de clique como plano B, o que é uma péssima ideia. Por quê? Como o acionador de cliques rastreia todos os cliques de um botão Enviar (não apenas envios bem-sucedidos)

Se um visitante tentar enviar o formulário, mas acidentalmente deixar um campo obrigatório em branco, o acionador de clique será ativado de qualquer maneira. Como resultado, você terá muitos envios/conversões de formulários que são falsos positivos.

Solução? Há várias outras técnicas sobre como rastrear formulários com o Gerenciador de tags do Google. Experimente um deles.

 

ERRO #16 – Não ter uma convenção de nomenclatura adequada

Trabalhar em um contêiner GTM que tem muitas tags/triggers/variáveis, mas como nenhuma convenção de nomenclatura decente é um inferno. Imagine que você veja uma tag chamada “contato”.

Contato o quê?

Isso é um envio de formulário do formulário de contato? Isso é um clique em “fale conosco” link. Isso é outra coisa?

Se você tiver 10 ou 20 tags, até mesmo a nomenclatura mais terrível de seus recursos do GTM não causará problemas. Mas quando você lida com mais de 100 itens, perde mais tempo.

Mas você nem sempre sabe se o novo contêiner do GTM que acabou de criar se tornará enorme. Portanto, comece a usar convenções de nomenclatura adequadas desde o primeiro dia.

Publiquei um guia sobre convenções GTM e GA</ a> que você pode achar útil.