22 extensões e ferramentas do Google Tag Manager para um blog rápido e eficiente

Descubra como tornar seu blog mais rápido e eficiente com as 22 extensões e ferramentas do Google Tag Manager. Otimize o desempenho do seu site.

 

22 extensões e ferramentas do Google Tag Manager para um blog rápido e eficiente

22 extensões e ferramentas do Google Tag Manager para um blog rápido e eficiente

Se você usa o Gerenciador de tags do Google com a mesma frequência que eu, provavelmente está procurando novas maneiras de melhorar seu desempenho, detectar bugs mais rapidamente e entregar o resultado final sem muitos problemas. Se meu palpite estiver certo, você aproveitará essas 22 extensões e ferramentas do Google Tag Manager (e nem todas são apenas para o Google Chrome). E a melhor parte – todas elas são gratuitas! Portanto, não hesite e bora instalar!

Todas as extensões do Gerenciador de tags do Google são exibidas em nenhuma ordem específica.

  1. Assistente de tags (herdado) + Assistente de tags complementar
  2. Matador de dados
  3. Peneira da camada de dados
  4. WASP
  5. Da Vinci Tools
  6. Sonar GTM
  7. Inspetor de camada de dados +
  8. Construtor de variáveis ​​GTM
  9. Verificador de camada de dados
  10. Copiar seletor de CSS
  11. Ferramentas GTM
  12. GTM Copiar Colar
  13. Construtor de tarefas personalizadas
  14. Depuração do GTM
  15. SandoGTM
  16. Espião GTM
  17. Depurador GA
  18. Editar este cookie
  19. Caminho de redirecionamento
  20. Assistente de Pixel do Facebook
  21. Assistente de Pixel do Twitter
  22. Auxiliar de marcação do UET

  1. Tag Assistant (Legacy) + Tag Assistant Companion
  2. Data Slayer
  3. Data Layer Sifter
  4. WASP
  5. Da Vinci Tools
  6. GTM Sonar
  7. dataLayer Inspector+
  8. GTM Variable Builder
  9. Data Layer Checker
  10. Copy CSS Selector
  11. GTM Tools
  12. GTM Copy Paste
  13. customTask Builder
  14. GTM Debug
  15. SandoGTM
  16. GTM Spy
  17. GA Debugger
  18. EditThisCookie
  19. Redirect Path
  20. Facebook Pixel Helper
  21. Twitter Pixel Helper
  22. UET Tag Helper

 

#1. Assistente de tags (herdado) + Assistente de tags complementar

A extensão do Chrome Tag Assistant é uma ferramenta muito útil para testar e depurar sua implementação. Não apenas ajuda na solução de problemas do Gerenciador de tags do Google, mas também o Google Ads, Analytics, DoubleClick e outras ferramentas podem ser facilmente verificados.

Um dos recursos mais poderosos da extensão são as gravações. Isso permite que você "grave" uma sessão de navegação e produza um relatório sobre todos os hits que estão sendo enviados e até como eles serão exibidos no Google Analytics. A propósito, você pode encontrar meu guia sobre esta extensão aqui .

Obtenha o Assistente de tags para Chrome

No entanto, como você já percebeu, o nome da extensão contém a palavra “Legacy”. Eventualmente, esta extensão será preterida. Portanto, se isso acontecer, você poderá usar uma versão mais leve da extensão, chamada de Tag Assistant Companion . Mesmo que não tenha os recursos de depuração do Legacy, ele ainda aprimorará o modo de visualização e depuração do seu GTM .

 

 

Mais de 120 recursos do GTM

Assine o boletim informativo e receba uma lista poderosa de ferramentas, artigos etc. do Gerenciador de tags do Google. De A a Z

Cancele a inscrição a qualquer momento.

 

 

#2. Matador de dados

Outra entrada nesta lista de extensões do Gerenciador de tags do Google, o Dataslayer, adiciona um painel às Ferramentas do desenvolvedor do Chrome que monitoram as camadas de dados de gerenciamento de tags e exibem as alterações em um formato fácil de ler e fácil de usar.

Não só suporta o Google Tag Manager, mas também funciona bem com o Tealium.

Obtenha o Data Slayer para Chrome

 

 

#3. Peneira da camada de dados

Essa extensão do Gerenciador de tags do Google ajuda você a encontrar rapidamente os elementos DOM e seus valores na camada de dados. O GTM dataLayer Sifter pode ser usado para pesquisar um determinado evento na camada de dados para um elemento DOM a ser usado no Gerenciador de tags do Google.

Se isso ainda for difícil de compreender, aqui está um exemplo de caso de uso do que você pode conseguir com o DL Sifter:

Se você deseja rastrear os valores do Campo de Formulário, você precisa definir o “caminho” do elemento no site. Isso pode ser muito demorado, mas com a ajuda do Data Layer Sifter, isso pode ser feito muito mais facilmente.

Você pode aprender mais sobre o Data Layer Sifter neste tutorial em vídeo .

Obtenha o Data Layer Sifter para Chrome

 

 

#4. Criador de perfil de solução de análise da Web - WASP

Atualização:  parece que este plug-in não está mais disponível, pois retorna um erro 404 na Chrome Store. No entanto, ainda vou manter isso aqui por um tempo (porque talvez seja um problema temporário).

Esta extensão é para usuários avançados. O WASP oferece uma representação visual das tags disparadas em seu site e a correlação entre elas.

Clicar em qualquer uma das tags fornece uma visão técnica profunda do que está acontecendo nos bastidores. A funcionalidade do WASP permite que você acesse a camada de dados do Gerenciador de tags do Google, o que facilita a solução de problemas das implementações do Gerenciador de tags do Google e do Universal Analytics.

O WASP também oferece suporte a Omniture, SiteCatalyst, DoubleClick e quaisquer outras plataformas que você esteja implementando.

Obtenha o WASP para Chrome

Pacote de e-books do Gerenciador de tags do Google

#5. Da Vinci Tools

Da Vinci Tools traz melhorias úteis, correções de bugs e hacks diretamente nas interfaces do Google Analytics e do Google Tag Manager. Para nomear alguns:

  • Concentre-se no mesmo relatório ao alternar a visualização no Google Analytics
  • Definir página padrão na interface do GTM (em vez de Visão geral)
  • Capacidade de ligar/desligar todas as vars integradas do GTM de uma só vez
  • Capacidade de copiar valores da guia de camada de dados do GTM Preview e Debug Mode e muitos outros aprimoramentos.

E eu estou apenas arranhando a superfície aqui! Muitas outras melhorias estão esperando por você.

Obtenha as Ferramentas Da Vinci para Chrome

 

 

#6. Sonar GTM

Criada por Simo Ahava, esta extensão permite depurar cliques e envios de formulários com mais facilidade. Quando ativado, ele impede que os links redirecionem você para outra página e que os envios de formulários atualizem/redirecionem você para outra página.

Por que impedir a ação padrão de clique ou envio de formulário? Simples, por razões de depuração é melhor se você permanecer na mesma página. Interromper a ação padrão impede que os links funcionem, assim você pode verificar facilmente o que acontece em um site e quais dados podem ser usados ​​para fins de rastreamento.

Obtenha o GTM Sonar para Chrome

 

 

# 7. Inspetor de camada de dados +

Este é um dos meus novos favoritos. O que eu gosto é que a extensão ( por Adswerve ) pode injetar seu contêiner GTM em um site, registra quais dados foram enviados para dataLayer, executa diagnósticos para problemas mais comuns e oferece vários outros recursos. Também estou dando uma olhada mais de perto nessa extensão no meu curso Intermediate GTM .

Obtenha o dataLayer Inspector+ para Chrome

 

 

#8. Construtor de variáveis ​​GTM

Este plug-in útil permite que você crie facilmente variáveis ​​JavaScript personalizadas que recuperam valores de elementos específicos do site. Se você não estiver familiarizado com a variável DOM, sinta-se à vontade para usar esta extensão.

Como funciona?  Abra o console JavaScript no Chrome, destaque qualquer elemento em um site e clique no ícone da extensão. O que você obterá é a função JavaScript que deve ser usada em uma variável JavaScript personalizada do GTM.

Obter esta extensão

 

 

#9. Verificador de camada de dados

Outra extensão para ajudá-lo a depurar mais facilmente o que está acontecendo na  camada de dados . Mas, ao contrário do Data Slayer ou do Data Layer Inspector , este plugin permite que você verifique a camada de dados sem precisar usar o console do navegador.

Qual é melhor, você pergunta? Bem você decide. Experimente os 3 e veja qual se adapta melhor às suas necessidades. Meu favorito pessoal é o Data Layer Inspector porque também oferece vários outros recursos, como a injeção de contêiner GTM.

Mas se você não precisa do canivete suíço e quer apenas depurar a camada de dados, talvez o Data Layer Checker possa ser sua escolha.

Obter esta extensão

 

Estamos na metade. 10 extensões do Gerenciador de tags do Google inativas, faltam 10! Há algumas jóias esperando por você, então não vá embora e continue lendo.

 

#10. Copiar seletor de CSS

Se você trabalha regularmente com  o operador Matches CSS Selector no Google Tag Manager, essa extensão é para você. Por que é útil? Se você luta com CSS Selectors ou apenas quer economizar tempo,  Copy CSS Selector fará o trabalho para você. Basta clicar com o botão direito do mouse no elemento do site que você deseja acompanhar, clicar em  Copiar seletor de CSS e colar o seletor no acionador do Gerenciador de tags do Google.

Se você não sabe o que são Seletores CSS, leia este guia do Simo Ahava . Eles são especialmente úteis (mas não limitados a) quando você deseja rastrear cliques de um determinado elemento do site que não possui ID e compartilha a mesma classe CSS que vários outros elementos.

Aprender algumas noções básicas de CSS Selectors abriu novas possibilidades para mim, então você definitivamente deveria se aprofundar também.

Obter esta extensão

 

 

#11. Ferramentas GTM

Outra ferramenta muito útil criada por Simo Ahava. Desta vez, não é uma extensão do Google Tag Manager Chrome, mas uma ferramenta da Web hospedada que me ajuda a auditar e gerenciar/clonar o contêiner GTM. Possui 3 características principais:

  • Visualização de contêineres (com ela, você pode descobrir quais elementos de contêiner são muito usados ​​ou não são usados).
  • Inspecionar recipiente
  • Clonar recipiente . Usei esse recurso para exportar uma parte de um contêiner do GTM (porque, por padrão, o GTM exporta o contêiner inteiro). No entanto, há um novo player na cidade, uma extensão do Gerenciador de tags do Google (para Chrome) que pode ajudá-lo a fazer isso ainda mais rápido. Continue lendo e eu vou te mostrar o que quero dizer.

Comece a usar o GTMTools

 

 

#12. GTM Copiar Colar

Julian, da MeasureSchool, publicou uma incrível extensão do Chrome do Gerenciador de tags do Google que economiza tempo. Com ele, você pode copiar facilmente os elementos do contêiner GTM (tags/gatilhos/variáveis) e colá-los em outro contêiner com um único clique.

Dê uma olhada nestes dois vídeos para saber mais:

Obter esta extensão

 

 

#13. Construtor de tarefas personalizadas

A 3ª ferramenta desta lista desenvolvida por Simo Avaha. Se você ainda não está familiarizado com uma tarefa personalizada, leia primeiro o guia do Simo . Em poucas palavras, customTask é um método da biblioteca do Universal Analytics, que permite executar o código JavaScript quando a solicitação de hit para o Google Analytics está sendo criada.

Há um monte de maneiras possíveis de como customTask pode ser aplicado. Para citar alguns: remova as informações de identificação pessoal dos hits do GA, reduza automaticamente o tamanho da carga útil do GA e muito mais. Como esse recurso é avançado, Simo Ahava preparou uma ferramenta de construção customTask que simplificará o processo.

Confira

 

 

#14. Depuração do GTM

Uma incrível extensão do Chrome desenvolvida por David Vallejo  que facilita o processo de depuração do Google Tag Manager. Entre muitos recursos úteis, aqui estão os mais notáveis ​​(na minha opinião):

    • Copiar pushs da camada de dados de maneira formatada
    • Capacidade de visualizar pushs da camada de dados de páginas anteriores
    • Filtrando por tipo de hit do GA ou ID da conta do GA
    • Depuração simplificada de comércio eletrônico avançado (usei esta extensão GTM no módulo de comércio eletrônico avançado do meu curso intermediário de GTM . Uma economia de tempo real).

Esses e outros recursos úteis estão esperando por você nessa extensão GTM, então definitivamente experimente.

Obter esta extensão

 

 

#15. SandoGTM

Recentemente, me deparei com esta extensão do Google Tag Manager Chrome e provavelmente ainda não descobri todo o seu potencial. No entanto, parece realmente útil e oferece alguns ajustes úteis que faltam na interface do usuário do Google Tag Manager. O mais importante para mim: recurso de exclusão em massa. Basta marcar as caixas de seleção ao lado das tags e depois clicar no botão Excluir.

Obtenha esta extensão do Gerenciador de tags do Google

 

 

#16. Espião GTM

Esta ferramenta gratuita (sem necessidade de inscrição) permite que você verifique o que está dentro do contêiner GTM de qualquer site. Isso pode ajudá-lo a espionar o concorrente ou apenas recriar o conteúdo do contêiner ao qual você perdeu o acesso. Já ouvi várias vezes de situações em que agências desonestas bloqueiam o cliente do contêiner (mesmo que esse contêiner seja definitivamente propriedade do cliente).

Nesses casos, você pode simplesmente usar o espião GTM e exportar o contêiner usado em seu próprio site. Em seguida, crie um novo contêiner GTM e importe o arquivo que você exportou via GTM Spy. Por fim, peça a seus desenvolvedores que alterem o ID do contêiner no código-fonte do seu site. Dessa forma, você resolverá esse problema desagradável com a agência.

Tenha em mente que o espião GTM tem alguns problemas de UI/UX, mas desde que esteja funcionando (e gratuito), acredito que podemos conviver com isso.

Comece com GTM Spy

 

 


As próximas 6 extensões são úteis mesmo se você não estiver usando o Gerenciador de tags do Google. Mas como estou implementando (quase) tudo com o GTM, essas ferramentas sempre são úteis.

 

#17. Depurador do Google Analytics

Essa extensão permite que você veja quais dados estão sendo passados ​​para o Google Analytics. Para mim, isso foi extremamente útil ao depurar a implementação de comércio eletrônico (até que a extensão GTM Debug foi criada por David Vallejo).

Ele imprime informações úteis no console Javascript do seu navegador Chrome. Essas mensagens incluem mensagens de erro e avisos que podem informar quando seu código de rastreamento de análise está configurado incorretamente. Além disso, fornece uma análise detalhada de cada sinalizador de rastreamento enviado ao Google Analytics.

Obtenha o depurador do Google Analytics para Chrome

 

 

#18. Editar este cookie

Com ele, você pode visualizar os cookies definidos pelo Google Analytics, excluir, modificar e até adicionar cookies adicionais. Esta é uma ótima ferramenta para verificar rastreadores GA e quaisquer outros cookies personalizados que possam estar em uso.

Embora você também possa obter o mesmo resultado com as ferramentas integradas do seu navegador, Editar este Cookie torna o processo muito mais fácil e amigável.

Para mim, esta é uma ferramenta obrigatória quando defino e leio cookies com o Google Tag Manager. Mesmo que você possa obter praticamente o mesmo resultado usando a funcionalidade integrada do navegador, essa extensão facilita o trabalho.

Obter Editar este cookie para Chrome

 

 

#19. Caminho de redirecionamento

Esta extensão permite que você veja facilmente todos os redirecionamentos que aconteceram entre duas páginas. Um dos casos de uso mais populares para mim: Depuração do acompanhamento de vários domínios . Um dos principais requisitos para que o acompanhamento de vários domínios do GA funcione é ter o URL de destino decorado com o parâmetro do vinculador ( _ga=…… ).

Mas e se você estiver configurando a configuração entre domínios, mas o URL de destino nunca for decorado? Duas razões possíveis são:

  • O link nunca foi decorado na página inicial
  • Entre duas páginas, houve vários redirecionamentos e durante um deles, o parâmetro do linker ( _ga=… ) foi perdido

A extensão Redirect Path pode ajudá-lo a identificar esse problema. Basta instalá-lo, navegar da página A para a página B (enquanto depura sua configuração entre domínios) e clicar no ícone da extensão no canto superior direito do seu Chrome.

No exemplo acima, houve um redirecionamento. A URL kwikipedia.org continha o parâmetro do linker, mas após o redirecionamento (tipo 302) o parâmetro foi perdido. Se for esse o seu caso, entre em contato com o desenvolvedor do site e discuta como eles podem corrigir isso (porque é impossível corrigir isso com o GTM).

Obtenha esta extensão para o Chrome

 

 

#20. Assistente de Pixel do Facebook

O Facebook Pixel Helper é uma ferramenta de solução de problemas que ajuda você a validar seu pixel de conversão do Facebook e pixels de público personalizado. Usando a ferramenta, você pode verificar se o pixel está funcionando corretamente, quais eventos foram acionados e identificar erros rapidamente.

Um pequeno número aparecerá no ícone do Auxiliar de Pixel do Facebook para indicar o número de eventos de pixel. Quando clicado, um painel se expande para mostrar uma visão geral detalhada dos pixels da página, incluindo avisos, erros e sucessos.

Ou você está instalando o pixel do Facebook ou rastreando as conversões do FB com o Google Tag Manager , o ajudante do Pixel do Facebook é um companheiro de depuração fácil e confiável.

Obtenha o Assistente de Pixel do Facebook para Chrome

 

 

#21. Assistente de Pixel do Twitter

Da mesma forma que o Facebook Pixel Helper, o Twitter Pixel Helper faz o mesmo trabalho, mas para a tag Twitter Universal Website.

Você pode verificar se o código de rastreamento do Twitter (Pixel) foi implementado com sucesso. A solução de problemas de eventos do Twitter (conversões) também está disponível.

Obtenha o Twitter Pixel Helper para Chrome

 

 

# 22. Auxiliar de marcação do UET

O terceiro Pixel Helper da turma. Este ajuda a depurar e validar as tags UET ( Universal Event Tracking)  do Bing. Aqui um rápido vídeo de introdução sobre esta extensão (mas funciona mais ou menos no princípio como auxiliares de outros pixels de rastreamento).

 

 

Extensões do Gerenciador de tags do Google: palavras finais

Todas as grandes coisas devem chegar ao fim, até mesmo esta lista. Espero que você tenha achado útil a coleção de extensões e ferramentas do Gerenciador de tags do Google. Encontrou algo novo? De uma chance! Talvez você vai adorar. Agora, eu simplesmente não consigo viver (bem, trabalhar) sem alguns deles. Minhas ferramentas de uso diário no momento são:

  • Assistente de tags
  • Inspetor de camada de dados
  • Caminho de redirecionamento
  • Depuração GTM/GA
  • Da Vinci está trabalhando em segundo plano
  • Depurador GA

Senti falta de algumas extensões do Gerenciador de tags do Google sem as quais você não imagina seu trabalho? Deixe-me saber nos comentários abaixo!