5 extensões GTM e Google Analytics Chrome menos conhecidas + bônus

Aqui está a lista de extensões menos conhecidas do Google Tag Manager e Google Analytics Chrome.

 

5 extensões GTM e Google Analytics Chrome menos conhecidas + bônus

5 extensões GTM e Google Analytics Chrome menos conhecidas + bônus

Há menos de 6 meses, publiquei uma lista das principais extensões do Chrome do Gerenciador de tags do Google e recebi um feedback muito positivo. Na verdade, não estou surpresa porque uma boa extensão é sempre útil. Economiza tempo, portanto, economiza dinheiro. #óbvio

Então, após o sucesso do post mencionado no blog, decidi começar a reunir uma nova lista. Eu já tinha um ou dois itens, mas a lista era um pouco curta demais para outro artigo, então comecei a cavar, fazer perguntas em fóruns, pesquisar no Google  quais são as extensões menos conhecidas do GTM e do Google Analytics Chrome .

O termo “menos conhecido” representa o meu ponto de vista. A extensão pode ser um dos plugins mais populares de todos os tempos, mas ainda pode fazer parte desta lista se eu não tiver tentado antes.

Embora minha lista de rascunho contivesse mais de 10 extensões, abandonei aquelas que eram “meh” e reduzi para 5. Então, sem mais delongas, aqui está a lista de extensões menos conhecidas do Google Tag Manager e Google Analytics Chrome. Deixe-me saber nos comentários se eu perdi alguns dos seus favoritos.

Pacote de e-books do Gerenciador de tags do Google

 

#1. Construtor de variáveis ​​GTM

Este plugin útil permite que você crie facilmente variáveis ​​JavaScript personalizadas que recuperam valores de elementos específicos do site. Se você não estiver familiarizado com a variável DOM, sinta-se à vontade para usar esta extensão.

Como funciona?  Abra o console JavaScript no Chrome, destaque qualquer elemento em um site e clique no ícone da extensão. O que você obterá é a função JavaScript que deve ser usada em uma variável JavaScript personalizada do GTM.

Obter esta extensão

Explicação do Construtor de Variáveis ​​do GTM

 

#2. Insersor de Variáveis ​​GTM

Atualização:  este plugin tornou-se irrelevante em fevereiro de 2018 porque os desenvolvedores do GTM lançaram um recurso que mostra uma lista de todas as variáveis ​​quando você digita colchetes duplos {{ no editor da tag HTML personalizada).

Julian da Measureschool publicou sua primeira extensão do Chrome e é muito legal. Se você está trabalhando muito com a tag HTML personalizada e tenta inserir variáveis ​​GTM, já entende o incômodo de alternar constantemente entre abas/visualizações, tentando copiar e colar o nome exato da variável (caso contrário, simplesmente não funcionará).

O GTM Variable Inserter permite que você acesse facilmente suas variáveis ​​existentes em uma tag HTML personalizada. Basta clicar com o botão direito do mouse para ver as Variáveis ​​disponíveis e optar por inserir a {{Variable}} nesse local. Uma pequena mas útil melhoria no GTM.

Obter esta extensão

 

#3. Verificador de camada de dados

Outra extensão para ajudá-lo a depurar mais facilmente o que está acontecendo na  camada de dados . Mas, ao contrário do Data Slayer ou do Data Layer Inspector , este plugin permite que você verifique a camada de dados sem precisar usar o console do navegador.

Qual é melhor, você pergunta? Bem você decide. Experimente os 3 e veja qual se adapta melhor às suas necessidades. Meu favorito pessoal é o Data Layer Inspector porque também oferece vários outros recursos, como a injeção de contêiner GTM (que substitui o plug-in Tag Manager Injector).

Mas se você não precisa do canivete suíço e quer apenas depurar a camada de dados, talvez o Data Layer Checker possa ser sua escolha.

Obter esta extensão

 

#4. Copiar seletor de CSS

Se você trabalha regularmente com  o operador Matches CSS Selector no Google Tag Manager, essa extensão é para você. Por que é útil? Se você luta com CSS Selectors ou apenas quer economizar tempo,  Copy CSS Selector fará o trabalho para você. Basta clicar com o botão direito do mouse no elemento do site que você deseja acompanhar, clicar em  Copiar seletor de CSS e colar o seletor no acionador do Gerenciador de tags do Google.

Se você não sabe o que são Seletores CSS, leia este guia do Simo Ahava . Eles são especialmente úteis (mas não limitados a) quando você deseja rastrear cliques de um determinado elemento do site que não possui ID e compartilha a mesma classe CSS que vários outros elementos.

Aprender algumas noções básicas de CSS Selectors abriu novas possibilidades para mim, então você definitivamente deveria se aprofundar também.

Obter esta extensão

 

#5. Visualizador de PII

O envio de informações de identificação pessoal (PII) para o Google Analytics é estritamente proibido, mas o envio de um ID de usuário exclusivo não é. Essa extensão permite mapear o ID do usuário armazenado no Google Analytics para PII armazenados localmente, como nome e endereço de e-mail.

Em vez de criar sua própria integração personalizada para mapear esses dados juntos, você pode simplesmente fazer referência a um arquivo CSV armazenado localmente e deixar essa extensão do Chrome fazer o trabalho duro. Isso significa que você cumpre totalmente a política de privacidade do Google Analytics, mas entende seus dados de visitantes.

Julian da Measureschool mencionou esta extensão em um de seus vídeos .

Obter esta extensão

 

Bônus – UTM Builder por Effin Amazing

Embora essa extensão não esteja diretamente relacionada ao Google Analytics, ela simplifica o trabalho do profissional de marketing e do analista da web. Não apenas permite criar links com parâmetros UTM (sem sair da guia do navegador), mas também permite salvar predefinições de link para uso futuro. Simplesmente ótimo!

Obter esta extensão

 

Conclusão

É isso! Nesta postagem de blog muito rápida, compartilhei 5 extensões menos conhecidas do Google Tag Manager e do Google Analytics Chrome, que são uma maneira fácil de torná-lo mais produtivo e eficiente.

A propósito, se você ainda não o fez, vá em frente e confira a lista das 12 principais extensões do Chrome do Gerenciador de tags do Google  (aposto que você aprenderá algo novo lá).

Quais são suas extensões favoritas do GTM ou do Google Analytics Chrome? Sinta-se à vontade para compartilhar seus pensamentos nos comentários.